10 JAN 2024 - Assembleia Geral - Seccional Estadual SÃO PAULO DO SINTAPI-CUT

A Assembleia foi realizada no dia 10 de janeiro 2024, elegeu os(as) delegados(as) ao 6º Congresso Nacional pela Seccional SP e aprovou emendas e propostas

A Seccional Estadual São Paulo do SINTAPI-CUT, constituída e fundada há quase 10 anos, após um período de arrefecimento no último período pós pandemia, retomou o seu trabalho a partir do mês de novembro/2023, que é de dinamizar a organização dos 8(oito) Sindicatos de Base Regional espalhados de norte a sul no Estado de São Paulo.

Para cumprir o seu papel estatutário, servindo como uma espécie de Federação Estadual e de desenvolver a articulação no Estado, foi realizada a atualização documental e também a eleição de uma nova direção que conduzirá os trabalhos pelos 4 anos de mandato.

A frente desta Seccional de São Paulo, foi eleito como presidente Estadual o companheiro M.A. Guilherme Santos, que atuou como assessor nacional do SINTAPI-CUT por quase dezesseis anos e, agora já aposentado e associado à entidade, foi alçado e eleito no Estado para cumprir essa missão.

O companheiro M.A. Guilherme Santos, observa: “O SINTAPI-CUT é uma entidade fundamental para a organização do Ramo de Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas. As companheiras e companheiros que fazem parte das direções em suas localidades, não só no Estado de São Paulo, mas também nos demais Estados, trazem a experiência da formação e atuação política da própria classe trabalhadora no Brasil. São pessoas que tenho muito orgulho de compartilhar as experiências. Estou muito honrado em aceitar esse desafio como presidente no Estado de São Paulo”.

O Sr. Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão) - Presidente Nacional do SINTAPI-CUT, enfatiza a importância da retomada deste trabalho no Estado: “O SINTAPI tem que aprimorar sua atuação nos Estados. E cada localidade tem sua característica. São Paulo tem a sua, que é de ser uma Unidade Federativa muito complexa e com várias Macrorregiões. Neste aspecto, a Seccional Estadual poderá realizar a unificação de pautas no seu âmbito, assim como desenvolver uma sinergia em que uma base possa auxiliar a outra, desenvolvendo políticas, benefícios, reivindicações, serviços jurídicos, etc., trocando essas experiências com as experiências dos demais Estados.”

No último dia 10 de janeiro, a Seccional Estadual SP realizou sua Assembleia Geral em que esteve presente os Sindicatos de Base de SP do SINTAPI-CUT.

Além de realizarem um debate sobre o diagnóstico do Estado, principalmente no tema de Sindicalização, foi realizada também a discussão sobre o aprimoramento dos serviços disponibilizados aos associados(as) e aos (às) futuros associados(as).

Para o presidente Estadual SP - M.A. Guilherme Santos, “O SINTAPI-CUT tem o desafio de estruturar em nível nacional um pacote de benefícios e serviços que atinja todos os Estados. Temos a necessidade de atualizar nosso modelo de atuação neste campo. Apesar dos esforços nas localidades, a atuação isolada interage pouco de modo estruturante. Isso fragmenta o nível de atuação do SINTAPI-CUT. Por isso temos que desenvolver propostas que de fato envolvam todas as Unidades Federativas. O 6º Congresso Nacional Do SINTAPI-CUT deverá promover esse debate e o Estado de São Paulo irá apresentar as suas propostas que fortam aprovadas nesta assembleia.”

Na assembleia, foram aprovadas emendas ao 6º Congresso Nacional e também foram eleitos as/os seguintes companheiras/os como delegados(as) ao 6º Congresso Nacional do SINTAPI-CUT que ocorrerá na cidade de São Paulo entre os dias 10 e 12 de março de 2024: Sandra Antonia de Oliveira pela Regional Mogi das Cruzes/SP e Alto Tietê; M.A.Guilherme Santos pela Seccional Estadual SP; Marly dos Santos pela Regional ABC/SP/Osasco; e Idreno de Almeida pela Regional Baixada Santista.